Receba os novos posts pelo seu e-mail

segunda-feira, 6 de março de 2017

81. A volta da CPMF


Segundo o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, o governo Temer "estuda" a recriação da CPMF, dentro do programa de Reforma Tributária, que deverá ocorrer neste ano. A grande imprensa, cujo maior cliente é o governo federal, já vem colocando o assunto em debate. Para quem não se lembra, a CPMF foi extinta em 2007, no governo Lula da Silva. 

Segundo ministro da Fazenda, a CPMF é uma contribuição "a mais justa", porque atinge todas classes sociais, indistintamente. Como a CPMF antiga, a contribuição não deverá atingir classe de renda baixa, que ficará com a isenção garantida.

A CPMF, na minha opinião, deverá vir mais cedo do que possa imaginar. Dois motivos principais motivam a equipe econômica do governo Temer implementar a Contribuição. O primeiro motivo é que a CPMF é uma contribuição que não tem "sonegação", o motivo é que a contribuição é descontada "compulsoriamente" em cada movimentação financeira, dentro do sistema financeiro. O segundo motivo é que, as entes federadas devem apoiar a medida porque parte do recurso arrecadado vai para estados e municípios, que enfrentam uma grave crise financeira. 

A previsão é de que a receita da CPMF variaria ao redor de R$ 50 bilhões anuais, para mais ou para menos, conforme as alíquotas que serão atribuídas.  A vantagem, para o Tesouro é que a CPMF pode ser implementada no mesmo exercício da aprovação, ao contrário de impostos que só poderão ser implementados no exercício seguinte.  Portanto, a CPMF poderá, se aprovada e ser cobrada ainda em 2017.

Vamos deixar claro de que estamos a falar da "possibilidade" da recriação da CPMF. Melhor prevenir do que remediar, diz o ditado popular. 

Ossami Sakamori
SakaBrasil22



3 comentários:

  1. Minha visão:
    A CPMF foi o maior e melhor INSTRUMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO que tivemos. Haja visto a alegria que os parlamentares à época festejaram seu fim.
    Ela é democrática. Imaginem onde Lula e sua quadrilha estariam se ela não houvesse sido demonizada junto à sociedade?
    Atiramos no que vimos e acertamos o que está escondido. Dará visibilidade e provas físicas de roubos, rombos, sonegações, desvios.
    Porque acham que começaram a serem pegos com dinheiro em malas e cuecas?

    ResponderExcluir
  2. AGORA PODE TUDO... ANTES NÃO PODIA NADA, NEM SER COMPETENTE...KKKK
    QUANTA CEGUEIRA!!! É MUITO DESPREPARO OU MAU-PREPARO DO PUBLICO QUE É TIDO COMO DIPLOMADO OU ESCLARECIDO... UMA PENA!!! - A culpa de tudo ainda é do Lula... Melhor rir ... KKKK
    Quanto ao Artigo, entendi ser isto mesmo... Acho a CPMF bem vinda quando o assunto é democratizar, ou, melhor justificar a arrecadação marginal necessária ao momento difícil do Brasil...

    ResponderExcluir

Espaço reservado para expressão de livre pensamento, desde que obedecidas as boas regras de civilidade. Não permitimos o uso de palavras incompatíveis com o propósito deste blog.