Receba os novos posts pelo seu e-mail

domingo, 19 de março de 2017

83. O desdobramento da Operação Carne Fraca


É imprevisível o desdobramento da Operação Carne Fraca da Polícia Federal na economia setorial de carnes e derivados. Segundo dados disponíveis, o Brasil exportou US$ 5,9 bilhões em carnes bovinas e derivados em 2015. Os dados de 2016, ainda não estão disponíveis ao público para melhor análise. Isto, sem contar com o volume de negócio que o setor movimenta no mercado interno. 

Foi no mês de agosto do ano passado que, após 17 anos de negociação, os governos dos Estados Unidos e Brasil formalizaram a abertura do mercado norte-americano para a carne bovina "in natura". Não faz muito tempo, o Brasil tinha entrado em acordo sobre as "barreiras sanitárias" da carne bovina "in natura" com a União Europeia. Não tinha sido fácil também firmar acordos para exportação de carne bovina e suína para os países importantes como a China e Japão.

Com a Operação Carne Fraca, que revelou diversos problemas "sanitários", sobretudo com as carnes "in natura", das principais empresas exportadoras brasileiras, não sabe qual será o desdobramento do problema "escancarado" com a Operação. Os países importadores citados não são "lenientes" com as "barreiras sanitárias" como que acontece no mercado interno da carne bovina "in natura" e seus derivados. No Brasil, o problema é levado em "brincadeira", mas nos países desenvolvidos a questão sanitária é levado muito a sério. 

Esta "brincadeira" dos empresários graúdos, frequentadores do Palácio do Planalto e dos "fiscais corruptos" do Ministério da Agricultura poderá levar o Brasil a uma "grave crise" do setor agro-pecuário e do setor exportador. A crise virá acompanhado de desemprego, com certeza. Os próximos meses serão cruciais para a cadeia produtiva do setor agro-pecuário. Na minha avaliação, esta será uma das mais graves crises que o setor já enfrentou nas últimas décadas. Quem viver, verá!

A "brincadeira" da carne bovina vai sair muito caro para o País. 

Ossami Sakamori


Um comentário:

  1. Todos esses anos de governos corruptos e incentivadores de corrupção, deixaram mal acostumados os políticos e os empresários que fizeram da má postura seu meio de enriquecimento.
    Apuração e punições a receita para a correção.

    ResponderExcluir

Espaço reservado para expressão de livre pensamento, desde que obedecidas as boas regras de civilidade. Não permitimos o uso de palavras incompatíveis com o propósito deste blog.